História da Cidade - PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR LINDENBERG - ES

Governador Lindenberg
Espírito Santo – ES
Histórico
O processo de ocupação de Governador Lindenberg iniciou na década de 20 por famílias, em sua grande maioria, de imigrantes italianos e alemães. O município já teve três denominações. Seu primeiro nome foi 51, referindo-se às estacas numeradas que ficavam no local e serviam de ponto referencial para quem desejasse viajar para Terra Alta, Colatina e Linhares. Depois por razões políticas, passou a se chamar 15 de Novembro. E seu último nome foi em homenagem ao ex-governador Carlos Lindenberg. Em 1968, o governador foi procurado pela comunidade com a proposta de puxar a energia elétrica de Novo Brasil (20 km) para a região e, se fizesse isso, o local receberia seu nome. O governador aceitou a proposta e poucos dias depois Governador Lindenberg passou a ser distrito. Em 29 de junho de 1997, o distrito de Governador Lindenberg uniu-se com o distrito de Novo Brasil e emancipou-se de Colatina pela lei estadual nº 5638, de 11.05.1998 e foi instalado em 01.01.2001.
Gentílico: lindenberguense
Formação Administrativa
Distrito criado com denominação de Governador Lindenberg, pela lei estadual nº 779, de 29-12-1953, subordinado ao município de Colatina.
Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o distrito de Governador Lindenberg permanece no município de Colatina. Assim permanecendo em divisão terriorial datada de 15-07-1997.
Elevado à categoria de município com a denominação de Governador Lindenberg, pela lei estadual nº 5638, de 11-05-1998, desmembrado de Colatina. Sede antigo distrito de Governador Lindenberg. Constituído de 2 distritos: Governador Lindenberg e Novo Brasil. Desmembrado de Colatina. Instalado em 01-01-2001.
Em divisão territorial datada de 14-05-2001, o município é constituído de 4 distritos: Governador Lindenberg e Novo Brasil, Moacir e Morello.
Assim permanecendo em divisão territorial até nos dias de hoje.

Fonte:

IBGE

Geografia

Governador Lindenberg é um município brasileiro da Região Norte do estado do Espírito Santo.

Sua população estimada em 2009 era de 10.420 habitantes. Governador Lindenberg faz parte da micro-região expandida Norte do Espírito Santo e limita-se com os municípios de Linhares, Colatina, São Domingos do Norte, Rio Bananal e Marilândia. É composto pela sede e o distrito de Novo Brasil, possuindo 23 comunidades. Seu relevo é montanhoso com algumas regiões de várzeas. A altitude média é de 150 metros, com máxima de 849 m e mínima de 49 m. O clima é quente com temperatura média de 28 a 30 graus centígrados.

Economia

A economia do município está baseada no café. Governador Lindenberg tem se destacado nos últimos anos pelo setor de extração de rochas ornamentais. No ano de 2006, o munício foi o que teve maior crescimento do PIB per capita, em relação ao ano de 2005.