Prefeitura de Governador Lindenberg premia alunos inseridos no Programa Municipal de Saúde Bucal através do projeto “Motivando um Sorriso Saudável III”

Esta postagem foi publicada em 28 de dezembro de 2017 Destaques, Saúde, Serviços ao Cidadão, Últimas Notícias.

A Prefeitura Municipal de Governador Lindenberg premiou os alunos inseridos no Programa Municipal de Saúde Bucal através do projeto “Motivando um Sorriso Saudável III” promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto está em seu terceiro ano de execução e é realizado pelas Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família do município.

O projeto “Motivando um Sorriso Saudável III” desenvolveu-se durante todo o ano de 2017 e envolveu mais de 700 alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal de ensino.

O Programa de prevenção e promoção de saúde bucal realizado pelas Equipes de Saúde Bucal de Governador Lindenberg baseia-se em medidas educativas, palestras, jogos, histórias e teatros ministrados às crianças pelo Cirurgião Dentista e Auxiliar de Saúde Bucal das Equipes de Estratégia Saúde da Família e também medidas preventivas como a escovação dental supervisionada em CEIM, PEM e Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental do município de Governador Lindenberg.

“Crianças bem motivados apresentam um elevado interesse para aprender e executar as técnicas de higiene oral e isso refletirá nos resultados achados. Este trabalho de motivação e educação em Saúde Bucal deve ser baseado no entusiasmo do aluno, pois quando se faz algo com crença, entusiasmo e prazer, têm-se o poder de contagiar as pessoas e gerar mudanças.” declara o Coordenador Municipal de Saúde Bucal, Dr. Sandro Marcio Sesana, idealizador do projeto.

Os alunos inseridos no Projeto que se destacaram durante o ano, concorream a prêmios motivacionais que poderiam contribuir positivamente em suas vidas, como por exemplo: bicicletas, bolas, mochilas, jogos de xadrez. Alguns cuidados e comportamentos são observados como: o zelo pelos kits de higiene bucal distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde; o comportamento e a participação durante as escovações nas escolas; a economia de água durante as escovações (hábito de fechar a torneira), dentre outros critérios que foram analisados pelas equipes de saúde bucal (Cirurgião dentista e Auxiliar de Saúde Bucal da ESF) de cada área e em caso de empate, foi realizado sorteio para entrega do prêmio ao aluno contemplado.

“É com grande entusiasmo que parabenizamos a todos os colaboradores, participantes diretos e indiretos deste projeto, desejando a continuidade e aperfeiçoamento deste, não só por parte da Secretaria Municipal de Saúde, mas também de todos os familiares dos alunos a fim de que este conhecimento possa ser realmente aproveitado, propiciando a melhoria da higiene bucal e consequentemente um maior número de sorrisos saudáveis.”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Juliano Covre Trevizani.

Governador Lindenberg – Sede:

Equipe de Saúde Bucal responsável:

• Drª. Janine Salomão Fiorin (Cirurgiã Dentista)
  • Sharla Dalfior Ploteger (Auxiliar de Saúde Bucal)

Novo Brasil

Equipe de Saúde Bucal responsável:

• Abdalter Campostrini Júnior (Cirurgiã Dentista)
  • Marizete Inocente (Auxiliar de Saúde Bucal)

Moacir Avidos

Equipe de Saúde Bucal responsável:

• Drª. Luciana de Lima Magalhães Saiter (Cirurgiã Dentista)
  • Patrícia dos Santos Pimenta (Auxiliar de Saúde Bucal)