Prefeitura Municipal de Governador Lindenberg convida a todos para a Cerimônia de assinatura e Oficialização do PAES no Município. - PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR LINDENBERG - ES

Esta postagem foi publicada em 14 de dezembro de 2017 Destaques, Educação, Notícias da Região, Últimas Notícias.

Prefeitura Municipal de Governador Lindenberg convida a todos para a Cerimônia de assinatura e Oficialização do PAES no Município. O evento esta marcado para o dia 15/12 de 2017 às 16hs no auditório do CRAS de Lindenberg, a cerimônia contara com a presença do Secretário de Estado da Educação Haroldo Rocha e do Subsecretário de Estado de Administração e Finanças Eduardo Malini, além é claro da presença do Prefeito Municipal Geraldo Loss e demais autorizadas municipais.

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino.

Desafios

No Espírito Santo, segundo a PNAD/IBGE de 2014, apenas 34,5% das crianças de 0 a 03 anos frequentavam creches e 92,4% estavam matriculadas em pré-escolas. Já na faixa etária de 06 a 14 anos 97,3% cursavam o ensino fundamental e de 15 a 17 anos 79,4% estavam na escola, mas apenas 58,1% matriculados no ensino médio.

Nota-se que os desafios aparecem associados mais fortemente à cobertura de 0 a 03 anos, relacionada à necessidade de expansão da oferta de vagas nesta faixa etária.

Quanto ao primeiro desafio, associado à expansão da oferta de vagas, há necessidade de expansão dos investimentos em infraestrutura, de forma a garantir a ampliação do acesso. Por outro lado, o mesmo não é válido para as demais faixas etárias, que carecem de investimentos de outra natureza, ou seja, na melhoria da qualidade do ensino.

Neste sentido, vale destacar que apenas 78,9% dos estudantes concluem o ensino fundamental aos 14 anos de idade e que o Índice de Qualidade da Educação Básica (IDEB), calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação), aponta desempenho das redes públicas em 2015 da ordem de 5,5 para os anos iniciais e de 4,1 para os anos finais, numa escala de 0 a 10. Já no ensino médio, é de 3,7.

Considerando a legislação e a própria configuração da oferta da educação básica no Espírito Santo, bem como as informações disponíveis sobre os níveis de aprendizagem dos estudantes em cada série/ano, fica claro que o tema “colaboração” deve estar presentes em todas as discussões que envolvem a oferta/qualidade da educação básica. No entanto, de forma particular e estratégica, o ensino fundamental é certamente o ambiente no qual ela mais precisa se fazer presente.

Portanto, a realização de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as Prefeituras Municipais, tem como objetivo propor ações focadas nas salas de aula, voltadas para resultados de aprendizagem, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos alunos da educação básica no Espírito Santo.

Atualmente, no Espírito Santo, há 408 escolas estaduais que ofertam o Ensino Fundamental para 112 mil estudantes e 1.639 escolas municipais que ofertam vagas para 334 mil alunos.